segunda-feira, 22 de abril de 2013

8.2.1. Farinha de Trigo Integral

Benefícios do Trigo Integral 


O trigo integral ajuda a reduzir os riscos de doenças coronarianas, controle do colesterol sanguíneo, promove saúde do intestino por manter a flora intestinal saudável e ser boa fonte de fibras. 

Quantidade Recomendada 

3 porções por dia (1 porção são 2 fatias de pão integral) 

Dicas 

Existem muitas pessoas com alergia ao trigo. Médicos ou nutricionistas são capacitados para perceber sinais e sintomas dessa alergia; 

O trigo refinado não possui esses benefícios porque no processo de refinação perde-se a lignina (camada externa do trigo) responsável pelos benefícios dele.

Com efeito, as mulheres que optam pela ingestão de trigo integral – cereais integrais -, conseguem muito maior equilíbrio em relação ao peso e à saúde em geral. O mesmo se passa com o controle do Diabetes 2, em que a ingestão habitual de cereais integrais baixa substancialmente os níveis de risco. Os cereais integrais são uma fonte muito rica em magnésio; este mineral atua como um coadjuvante para mais de 300 enzimas, incluindo os que estão ligados aos níveis de glicose e de insulina necessários ao bom funcionamento do organismo. 

As dietas alimentares que fornecem maior percentagem de consumo de colina (encontrado na gema de ovo e soja) e do seu metabolizante betaína (encontrado por exemplo, na beterraba, espinafre e trigo) têm níveis inflamatórios 20% mais baixos que os encontrados em indivíduos com menor consumo médio daquelas substâncias. O trigo é igualmente muito importante para o bom funcionamento do trânsito gastrointestinal. De fato, o farelo de trigo é um ótimo laxante natural, conhecido e utilizado por um enorme número de pessoas no mundo inteiro. 

A diverticulie, uma doença frequentemente marcada por inflamação crônica dos intestinos, obstipação e dor abdominal, é habitualmente tratada com uma dieta à base de fibras – como é o caso do farelo de trigo -, fruta e fibras vegetais e muitos líquidos. Um estudo feito para examinar os efeitos das fibras na regularização do trânsito intestinal, mostrou que a ingestão diária de farelo trigo acompanhada por uma dieta alimentar rica em fibras (pão integral, cereais ricos em farelo, “farelo de moleiro” etc.), ajuda na prevenção e/ou alívio da diverticulite (dor, náuseas, flatulência, prisão de ventre etc.) em mais de 89% dos casos estudados. 

As vantagens do farelo de trigo não ficam por aqui, funciona também como agente anti-cancerígeno; o farelo de trigo ajuda a acelerar o metabolismo dos estrógenos  agentes de desenvolvimento do cancro da mama. Uma alimentação que inclua farelo de trigo, apresenta, ao fim de dois meses, uma diminuição de 17% dos níveis de estrógenos no sangue. Já o farelo de milho ou de aveia não têm essas mesmas vantagens.

Sem inspiração para o lanche? Assista este vídeo:



[Fonte: A Nutricionista.com // ilegumes.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário