Solução fundamental para a vida, o meio em que todos os processos metabólicos ocorrem, a via em que as interações acontecem, o fluxo de intercâmbio contínuo entre os meios interno-externo. Os eletrólitos conduzem a integração, a comunicação e a solidariedade necessárias para que a harmonia se faça e seja distribuída por todo o ser vivo.
A quantidade de água existente no organismo humano é mantida constante mesmo durante longos períodos da vida. Para isso, é necessário que haja um equilíbrio entre disponibilidade de água e nutrientes adequados na alimentação diária.
Nutrição
Nutrição
Distribuição da água no organismo humano:
A água constitui 70% do peso corporal
- 50% no LIC (líquido intra celular)
- 20% no LEC (líquido extra celular)
Evidentemente, a água é o líquido mais recomendado, pois além de ser um nutriente isento de calorias, ela tem poder hidratante total. Outros líquidos, porém, podem ser consumidos no dia-a-dia: sucos de frutas naturais, chás e água de coco. Esta última tem a vantagem de repor o potássio, principal mineral eliminado no suor.
Algumas bebidas, como os refrigerantes, devem ser evitadas, pois possuem reduzida capacidade de hidratação, devido ao alto teor de gás e açúcar. Os isotônicos, por sua vez, contêm um elevado teor de sais minerais, sendo recomendados para atletas. Além disso, alguns alimentos ricos em sal (enlatados, embutidos, salgadinhos e petiscos) devem ter consumo controlado, pois aumentam a retenção hídrica causando inchaços.
A proporção de água nos indivíduos
A quantidade de água dos indivíduos varia de acordo com alguns aspectos: sexo, idade, quantidade de tecido adiposo (gordura corporal) e nível de atividade física. Assim, as mulheres têm menos água, se comparadas com os homens, devido à maior quantidade de tecido adiposo existente nelas, em relação a indivíduos do sexo masculino. Da mesma maneira, a água total do organismo é maior em atletas do que em não atletas e diminui significativamente com a idade.
Água dos alimentos
Todos os alimentos contêm água, mas em quantidades diferentes, que variam conforme a natureza dos mesmos. As frutas, verduras e legumes são os alimentos mais ricos em água, juntamente com o leite. Em contraposição, temos os pães, bolos, manteiga, oleaginosas, biscoitos, açúcares e óleos, que possuem baixo teor deste componente.
Funções da água no corpo humano
Entre as funções da água podemos citar:
- Auxilia em diversas reações químicas do organismo;
- Promove o transporte de nutrientes e gases;
- Controla a temperatura corpórea,
- já que consegue absorver calor, sem provocar grandes alterações de temperatura;
- Dilui os resíduos do corpo, diminuindo a toxicidade;
- É constituinte das secreções líquidas do corpo: lágrimas, saliva e sucos gástricos (os quais lubrificam os órgãos);
- Controla a elasticidade e maciez da pele.
A água não é apenas importante, mas indispensável para a vida humana, representando cerca de 60% do peso de um adulto. Nos bebês, a proporção é ainda maior: 70%. Ela é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. Ela é encontrada até mesmo onde pouca gente imagina. Ela é responsável, por exemplo, por 20% dos ossos. Por tudo isso, a gente se ressente imediatamente da falta dela no organismo.
Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia. "Quando a pessoa está com sede é porque já passou do ponto de beber água", diz a pneumologista Juliana Ferreira, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Em dias muito quentes, ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar os 6 litros, principalmente porque o suor "desperdiça" muito líquido na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado. "É preciso se hidratar corretamente, caso contrário o organismo gasta mais água do que absorve", afirma a nutricionista Isabela Guerra, que desenvolve doutorado na área de hidratação e esporte.
Nadando em líquidos
O organismo depende dela para várias funções, da proteção ao cérebro à digestão
Ajuda na limpeza
Os rins são responsáveis pela formação da urina, líquido que tem 95% de água em sua composição e serve para eliminar resíduos inúteis para o organismo. Para gerar 1 litro de urina, os rins processam cerca de 1 000 litros de sangue
Suco digestivo
A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bile, substâncias produzidas em órgãos como o estômago e o pâncreas. A ação desses líquidos é fundamental no processo de digestão dos alimentos.
Entra e sai
Alimentos também são importantes para manter o tanque cheio
Hidratação diária: 2 550 ml
- Alimentos - 1 000 ml
- Líquidos - 1 200 ml
- Reações químicas internas - 350 ml
Desidratação diária: 2 550 ml
- Urina - 1 250 ml
- Pele - 850 ml
- Pulmões - 350 ml
- Fezes - 100 ml
Sangue azul
A rapidez no transporte de nutrientes pelo sistema sanguíneo depende da água, responsável por 95% da composição do plasma, a chamada parte líquida do sangue
Cérebro protegido
As meninges (membranas que envolvem o cérebro) são lubrificadas pelo liquor. Esse fluido, é claro, contém água e ajuda a reduzir o impacto sobre a massa encefálica, caso o crânio seja deslocado
Controle de circulação
Não é só o ar que inspiramos que passa por nossos pulmões, os líquidos corporais também. Esses órgãos se encarregam então de controlar a circulação dos fluídos, direcionando parte deles para a excreção - tanto via suor como via urina
Lubrificante natural
O precioso líquido também está presente num fluido encontrado em todas as articulações do corpo. Ele funciona como uma espécie de lubrificante, evitando o atrito entre os vários ossos - no caso do cotovelo, entre o úmero e o rádio e o cúbito.
Termos usados na nutrição relacionados à água
- Água Extracelular: é a água do plasma, linfa, líquido espinhal e secreções.
- Água Intercelular (Intersticial): é a água entre e ao redor das células.
- Água Intracelular: é a água contida dentro da célula.
- Água Metabólica: é a água derivada do metabolismo do CH, PTN ou LIP.
- Desidratação: perda Excessiva de água corpórea.
- Edema: acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares teciduais ou nas cavidades corpóreas.
- Intoxicação por Água: excesso de água aumetando o volume intercelular e a diluição dos fluidos corpóreos.
- Perda Insensível de Água: é a água perdida com o ar expirado pelos pulmões ou com o suor evaporado pela pele.
- Perda Sensível de Água: é a água perdida com a urina e as fezes.
Veja este vídeo sobre a pesquisa do Dr. Masaru Emoto, sobre o poder dos pensamentos, intenções e o impacto destes em todos os elementos da natureza, sobretudo a água. Se as palavras ou intenções podem afetar a água e se os seres humanos são, em sua grande parte constituídos de água, imagine o resultado dentro de nós.... para pensar mesmo!
Para aprender mais: http://www.lucema.com.br/index.php/noticias/47-o-poder-invisivel-da-agua.html
E ainda: aprenda a fazer um risoto de arroz integral delicioso! Confira:
[Fontes: Superalimentos: os alimentos mais saudáveis do planeta. Tonia Reinhard. São Paulo: Lafonte, 2011 / Água, Fonte de Vida. Samuel Lago /sonutricao.com.br/ masaru-emoto.net]
Nenhum comentário:
Postar um comentário